Dicas, Dicas de Viagem

5 Dicas que você precisa saber para viajar de carro tranquilo

5 Dicas que você precisa saber para viajar de carro tranquilo 

Tem coisa melhor do que viagem de carro num final de tarde com aquele pôr-do-sol no horizonte? 

Ainda mais se você acabou de comprar um carro e já está de malas prontas, sem dúvidas a experiência será inesquecível.

Ótimas lembranças podem ser construídas na estrada e muitas vezes a viagem é mais especial do que a chegada ao destino. 

Mas antes de colocar o pé na estrada, é preciso se preparar. 

Está pronto? Então aperte os cintos e vamos lá! 

Mas, para ter certeza que a viagem não será marcada por problemas e perigos, é importante tomar algumas medidas preventivas antes de embarcar. 

As dicas para viajar de carro sem dor de cabeça vão desde a revisão do carro ao melhor horário para cair na estrada e, até mesmo, como fazer para viajar com bebê ou com seu pet. Além disso, há detalhes que não podem ficar de fora, como o budget, roteiro, seguro viagem, entre outros

Revisão é essencial para a segurança da viagem 

Para ter certeza que a viagem não será comprometida por acidentes causados por falta de precaução, faça uma revisão no veículo antes de viajar. 

Alguns itens básicos que devem ser conferidos: 

  • Pneus: devem estar em boas condições e calibrados (inclusive o estepe); 
  • Alinhamento e balanceamento: Para não correr o risco de ter um pneu estourado no caminho ou sentir o carro trepidando a viagem toda, certifique-se de que o alinhamento e o balanceamento do carro estão em dia. 
  • Freios: Faça a revisão dos freios antes da viagem para ter certeza que poderá contar com eles sem surpresas negativas. 
  • Água e óleo: os níveis de água e óleo do carro devem estar de acordo com a indicação do fabricante. É importante verificar o óleo do câmbio e direção e outros fluídos como o de freio antes de embarcar. 
  • Kit de segurança em dia: macaco, triângulo e chave devem estar no carro e em bom estado; 
  • Farois e luzes de modo geral: Farol, lanterna, luz de freio e setas devem estar funcionando perfeitamente, bem como a buzina e as luzes do painel. 
  • Chave reserva: não adianta ter a chave reserva em casa se você vai para outra cidade. Leve-a com você e deixe-a junto da carteira ou com pertences que ficam junto ao corpo. 

Tanque cheio e reserva financeira 

Ainda que o destino não exija um tanque cheio para a chegada, o ideal é sempre ter combustível extra para caso aconteça algum percalço como desvios no caminho, afinal, você não sabe onde terá um posto e qual o horário de funcionamento. 

Além de ter o tanque cheio já no início da viagem, certifique-se de ter reserva financeira suficiente para arcar com o combustível da ida, da volta e dos percursos que fará na cidade de destino. 

Tenha dinheiro em espécie com você 

As praças de pedágio geralmente recebem o pagamento em dinheiro em espécie. 

Além disso, se você precisar consertar ou trocar um pneu é possível que só encontre borracharias pequenas por perto, que só aceitem pagamento em dinheiro. 

Leve com você um valor que possa garantir que não ficará dependente de cartão para chegar ao seu destino e retornar, muitas vezes o custo de uma viagem de carro pode sair mais do que imaginamos. 

Planeje a hospedagem 

Se você sabe que a viagem é longa e pode precisar pernoitar em alguma cidade antes da chegada ao destino final, faça o planejamento com antecedência. 

Para quem não tem o hábito de dirigir por longos percursos, ficar mais de 4 horas ao volante já pode ser perigoso. 

Tente fazer paradas e descansar no caminho e para garantir que não terá surpresas desagradáveis, faça uma pesquisa sobre pousadas antes de sair de casa, verifique preços e formas de pagamento e garanta que a melhor decisão será tomada. 

Tenha alimentos e medicamentos básicos com você 

Para viagens longas é importante levar água e algum alimento, que pode ser frutas, biscoitos ou sanduiches. Balinhas e chicletes também podem dar uma força para manter a energia na viagem. 

Como você não sabe onde será possível parar para comer, é bom ter algumas opções dentro do carro. 

Quem nunca sentiu uma baita dor de cabeça depois de dirigir algumas horas?  

Para garantir que problemas simples não vão prejudicar a viagem, tenha um kit básico de remédios para dor de cabeça ou enjoo para os passageiros, papel higiênico, sacola plástica, um kit de lenços umedecidos e álcool em gel.

Em situações de emergência, esse kit pode fazer toda a diferença.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe com os seus amigos!