Promoções

5 dicas para economizar nas festas de fim de ano

Você nem piscou e já estamos em dezembro de 2021. É época de celebrar o Natal e o ano novo. Mas além disso, é época de gastar com festas, decorações, presentes e impostos como IPTU e IPVA.

Infelizmente, os brasileiros não possuem uma saúde financeira estável. Por isso, os gastos de fim de ano podem comprometer meses do orçamento familiar. Para evitar esse prejuízo, é necessário planejamento e organização financeira. Dessa forma, há menos chances de arcar com mais custos depois do período de final de ano.

Para não entrar 2022 no vermelho, confira 5 dicas para economizar nas festas de fim de ano.

1 – Faça um bom planejamento

O primeiro passo é fazer um bom planejamento financeiro. Anote todas as receitas do mês. Nessa época, profissionais com contrato CLT podem contar com o 13º salário. Inclua esse valor em suas anotações também.

Depois, enumere todas as despesas fixas e variáveis. Despesas fixas são aquelas que existem todo mês. Já as despesas variáveis são aquelas que existem em certo período. Isso é essencial para gastar nas festas de forma econômica.

Entenda quanto dinheiro você pode gastar no final do ano. Dessa forma, você não vai passar do seu limite orçamentário.

2 – Pesquise preços

Felizmente hoje em dia pela internet dá para comparar preço de tudo. Desde o perfume que você quer dar de presente até aluguel de martelete diária preço. Por isso, a internet é uma ótima plataforma para pesquisar preço de tudo, fazer um comparativo e escolher a melhor opção.

Além disso, você pode visitar lojas físicas. Procure por lojas que oferecem descontos e promoções. Só depois de pesquisar bem, você pode efetuar as compras de final de ano sem estourar seu limite.

3 – Divida os gastos das festas

Caso as festas de final de ano sejam na sua casa, é fundamental saber quantos convidados serão. Assim é possível calcular a quantidade de comida e bebida necessária, evitando desperdício.

Uma boa opção é fazer com que cada convidado fique responsável por um prato, um engradado de bebidas ou até as sobremesas. Caso seja preferível, divida os gastos entre os convidados e realize as compras de uma vez só.

4 – Não compre por impulso

Essa regra vale para manter uma vida financeira saudável. Não compre nada por impulso, sem pesquisar e sem entender se você precisa mesmo daquele produto. Nada de passear no shopping e efetuar uma compra cara sem ter planejado antes.

Isso só vai trazer prejuízo ao seu planejamento financeiro.

5 – Evite parcelar compras

A prática de parcelar compras nunca é uma boa opção, especialmente no final do ano. Isso pode prejudicar seu planejamento financeiro pessoal a longo prazo. Então, você vai continuar pagando mesmo depois do final do ano.

Além disso, no começo do ano existem mais gastos como IPVA, IPTU, matrículas, materiais escolares e férias. Portanto, parcelar com carnê ou cartão de crédito não é recomendado. Faça o pagamento de suas despesas de fim de ano à vista.

Dessa forma, você vai começar o ano sem dívidas pendentes.