Dicas

Benefícios de comprar uma casa ou alugar um apartamento

  1. Construir patrimônio.  À medida que você efetua os pagamentos do seu empréstimo e ou se o valor da sua casa aumenta, você obtém patrimônio líquido. Quanto maior for a diferença entre o que você deve em sua hipoteca e o valor de sua casa, mais patrimônio você terá. 
  2. Potencialmente reduza sua carga tributária. Quando você tem uma hipoteca, pode deduzir os juros pagos de seu imposto de renda. Isso geralmente significa que você também pode deduzir pontos e alguns custos de fechamento relacionados ao pré-pagamento de juros. E você pode deduzir alguns de seus impostos sobre a propriedade e obter isenções por usar parte de sua casa como local de trabalho. Consulte seu contador sobre sua situação pessoal.
  3. Localização. Os apartamentos podem não estar disponíveis em todas as áreas nas quais você está interessado. Ao comprar um imóvel, você pode escolher entre locais mais variados, incluindo casas rurais com mais terrenos.
  4. O que você gosta. Quando você aluga, geralmente fica limitado quanto às melhorias que pode fazer. Normalmente você não pode escolher seus eletrodomésticos ou a cor da parede. Ao comprar, você tem mais liberdade para reformular seu espaço de acordo com seus gostos e necessidades. Além disso, você pode não ter que se preocupar em pagar por pequenos danos ocorridos se não quiser consertá-los.
  5. Privacidade. Normalmente, você tem mais privacidade quando possui uma casa do que quando aluga.

Cinco razões pelas quais você pode querer morar em um apartamento

Existem muitos motivos para continuar a ser um locatário, mesmo que você não esteja investindo em imóveis. Esses incluem:

  1. Capacidade de mover ou reposicionar facilmente. Embora você faça um contrato de locação ao se mudar para um apartamento, muitos deles são por um ano ou menos, e alguns podem permitir a desativação após algum período de tempo ou oferecer uma opção de mês para mês. Em algumas propriedades, basta avisar com 30 dias de antecedência caso pretenda se mudar. Isso lhe dá muita flexibilidade, para que você possa trabalhar em outra área, experimentar outra comunidade ou simplesmente escolher um espaço com mais comodidades.
  2. Requisitos de crédito reduzidos. Normalmente, você precisa de um crédito decente para alugar, mas pode não ser tão rigoroso ou complexo quanto o necessário para obter uma hipoteca de uma casa.
  3. Sem preocupações de manutenção. Se o banheiro começar a vazar ou as luzes começarem a piscar, geralmente você pode ligar para o seu senhorio e pedir que ele cuide da situação. Pode ser inconveniente, mas você não terá que pagar para corrigir esses e outros problemas semelhantes que podem surgir.
  4. Utilitários incluídos no aluguel. Muitos imóveis para locação incorporam seus custos de água, esgoto e eletricidade ao seu aluguel. Alguns apartamentos também incluem TV a cabo e acesso à internet.
  5. Proximidade de serviços. Os complexos de apartamentos maiores têm maior probabilidade de estar localizados perto das cidades e podem estar a uma curta caminhada de lojas, restaurantes e outras atrações. Você também pode ter acesso a ônibus públicos ou metrôs para chegar ao seu trabalho ou escola, o que pode economizar em custos de transporte.

Custos de aquisição de casa vs. custos de aluguel

O dinheiro que você gastará na compra de uma casa em vez do aluguel de um apartamento pode ser um fator importante para ajudá-lo a decidir qual opção é a certa para você. É importante analisar o que você vai gastar para comprar versus alugar antes de tomar sua decisão. Aqui estão alguns custos a serem considerados.

Não vamos esquecer os custos de manutenção. Essas são despesas que você precisará pagar para manter a casa em boas condições. Pense em verificar filtros de ar e aberturas, testar alarmes de incêndio, paisagismo e consertar problemas de encanamento, entre outras coisas deve-se contratar os serviços de empresas de gestão de condominios.

Decidir se quer comprar ou alugar

Responder a algumas perguntas simples pode ajudá-lo a decidir se é melhor comprar ou alugar no futuro imediato.

  • Posso pagar? Compare os custos totais de compra e aluguel para ver o que funciona melhor para você. Ter dinheiro suficiente para um pagamento inicial pode ser um problema para os compradores em potencial.
  • Quanto tempo vou morar lá? Se você não vai morar em uma casa por pelo menos três anos, talvez não consiga cobrir os custos de fechamento do empréstimo. Você pode ter que morar em uma casa ainda mais para compensar a diferença entre o custo de propriedade e aluguel.