Dicas, Promoções

Aprenda a criar uma boa campanha de marketing promocional

Hoje em dia, mais do que nunca, as empresas precisam saber se colocar próximas ao público para gerar engajamento. O marketing promocional é uma prática crucial para isso.

A base dessa estratégia é oferecer uma experiência memorável para o cliente. Com isso, a marca se consolida no imaginário do consumidor e a fidelização acontece.

As ações de marketing promocional são interessantes por serem mais baratas do que os canais tradicionais usados no Marketing Digital.

Acompanhe o texto a seguir e conheça a definição, as vantagens e o guia passo a passo para desenvolver uma boa estratégia de marketing promocional.

O que é o marketing promocional?

Essa modalidade de marketing é focada na promoção de ações diretas com o intuito de proporcionar uma interação mais espontânea entre a marca e o cliente.

Tradicionalmente, o marketing promocional usa elementos pontuais para transmitir os valores e os serviços de uma empresa. Alguns exemplos são:

  • Brindes;
  • Ofertas especiais;
  • Amostras grátis;
  • Degustações.

Investir nessas formas de divulgação é muito pertinente para chamar a atenção das pessoas.

Afinal, são estratégias mais personalizadas e interativas, além de naturalmente especiais.

Ou seja, não é sempre que um restaurante promove uma degustação aberta ao público. O fator ineditismo também conta muito no marketing promocional.

Conheça as vantagens do marketing promocional

Em tempos da popularização de estratégias sofisticadas como anunciar no Google Ads, investir em marketing promocional pode parecer menos vantajoso.

Contudo, na realidade, essa prática traz uma série de benefícios importantes para o seu negócio, visto que pode atuar em diferentes frentes e na atração baseada em outras práticas.

Acompanhe os tópicos a seguir para conhecer as vantagens de aplicação do marketing promocional.

  1. Mais visibilidade

O custo de aquisição de clientes (CAC) e o retorno sobre investimento (ROI) são duas das métricas mais importantes do marketing feito na web.

Quanto menor o investimento para converter clientes, maior vai ser o retorno sobre o valor investido.

Nesse sentido, o marketing promocional se destaca porque permite que as empresas tenham mais visibilidade sem despesas muito altas.

  1. Fidelização

Cuidar dos clientes que já compram os seus produtos também é importante. Assim, é preciso fazer isso indo além da relação puramente econômica.

Inclusive, isso também vale na hora de pensar em campanhas para Instagram Ads. Deste modo, as empresas precisam saber oferecer uma experiência personalizada aos clientes, que vá além da compra e venda, como oferta de brindes ou descontos.

  1. Diferencial criativo

Lidar com a concorrência continua sendo uma tarefa árdua em todos os ramos de atuação. Quem se destaca com criatividade e originalidade entra na frente da corrida para atrair mais clientes e fazer mais vendas.

Um marketing promocional arrojado tem o poder de colocar a sua empresa em destaque aos olhos dos consumidores.

Como fazer marketing promocional: passo a passo

Para colocar uma estratégia de marketing promocional em prática, é necessário planejar com cuidado o que será feito.

Do mesmo modo, é preciso captar informações de clientes para saber como funciona o Facebook Ads, o marketing promocional tem etapas específicas que precisam ser levadas em conta.

Os tópicos a seguir trazem informações detalhadas sobre o passo a passo desse tipo de estratégia, confira:

  1. Conheça o público

Na escolha do lugar em que vai ocorrer a ação promocional já é possível começar a traçar o perfil do público.

Faça pesquisas prévias sobre os interesses e as preferências dos clientes. Depois, reúna os dados obtidos para começar a delinear um planejamento mais detalhado.

Ao montar essa base de dados, a empresa vai ter as informações necessárias para agradar as pessoas e até mesmo surpreendê-las positivamente com a campanha.

  1. Preveja as ações

A equipe de marketing precisa ter um planejamento detalhado para dar suporte a cada etapa.

Defina as principais características do público que está sendo visado e todos os elementos necessários para colocar a campanha em prática.

Isso também envolve analisar com cuidado os objetivos que a empresa tem em relação ao marketing.

  1. Trace metas consistentes

As metas incluídas no planejamento devem ser realistas e verdadeiramente relevantes para os rumos da empresa.

Isso porque o gestor precisa ter certeza, ou ao menos bons indícios, de que o investimento na ação de marketing vai render bons frutos.

Uma empresa pode errar ao se dirigir a um público que tem pouco a ver com ela ou promover produtos que já estão ultrapassados.

Assim, evite esse tipo de problema discutindo os objetivos em conjunto com a equipe de funcionários especializados nas estratégias de divulgação e estude o público e campanhas a serem traçadas.

  1. Acompanhe os retornos

Depois que uma estratégia de marketing promocional é feita, a marca precisa acompanhar como foi a reação do público.

Esses retornos dos clientes são muito valiosos para guiar os próximos passos da empresa.

O marketing promocional é central para construir um canal comunicativo espontâneo e eficiente com o público de uma empresa.

Com uma boa noção das regras e dos benefícios dele, o seu empreendimento pode crescer muito no quesito reconhecimento junto às pessoas.