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Business-to-Business: O que realmente significa B2B?

Qualquer pessoa que possua sua própria empresa muitas vezes não poderá evitar cultivar relações comerciais com outras empresas. Dependendo da área de negócio, acaba por ser importante trabalhar com outras empresas de forma a poderem complementar-se bem com os serviços. Mas o que exatamente significa B2B e como ele difere de outras relações comerciais? 

Definição: O que significa business-to-business?

A sigla B2B significa o termo inglês business-to-business e vem da área de e-commerce. Business-to-business descreve o relacionamento entre duas ou mais empresas. 

Assim, B2B significa as relações comerciais de pelo menos duas empresas. O termo é encontrado principalmente em marketing, atacado, fornecedores, intermediários e fabricantes de máquinas.

Um exemplo de relacionamento business-to-business seria quando você fabrica sapato social feminino, mas não as vende para o cliente final por meio de uma loja ou loja online. Em vez disso, você oferece seus produtos a um atacadista que os revende. Isso seria uma relação de negócios B2B.

Diferença entre B2B e B2C

Além do B2B, existe também o relacionamento comercial B2C. B2C significa business-to-customer e é provavelmente a forma mais difundida de relacionamento comercial. A diferença está no parceiro de negócios. 

Enquanto no business-to-business você está em contato com outras empresas, o business-to-customer tem a ver com o relacionamento com o cliente final. Esse seria o caso se você, como empresa, produzisse sacolas e as vendesse diretamente ao cliente final.

Existem também outras relações comerciais, como B2E, ou seja, business-to-employee. É aqui que se descreve a relação comercial entre uma empresa e seus funcionários. A última forma conhecida é B2A, ou seja, business-to-administration. Trata-se de cooperação entre empresas e administrações públicas.

Marketing de empresa para empresa

O termo marketing business-to-business foi introduzido para diferenciá-lo do marketing de consumo (B2C). As medidas de marketing das empresas B2B costumavam ser chamadas de marketing de bens de capital ou marketing de bens industriais. No entanto, devido à crescente importância da Internet, o termo marketing B2B tem prevalecido nos últimos anos.

Enquanto os consumidores no marketing B2C são frequentemente influenciados pela emotividade, popularidade e campanhas publicitárias, no B2B as empresas decidem a favor ou contra um produto mais com base em critérios racionais. 

É por isso que você deve adaptar seu marketing ao entrar em contato com a B2B com outras empresas. O marketing B2B geralmente requer contato pessoal com outras empresas. 

Além disso, a B2B geralmente exige as especificações mais específicas, pois geralmente as propriedades específicas ou específicas do setor. Também é essencial ter um site bem estabelecido e não descobrir do email marketing. 

Enquanto isso, no entanto, o contato via mídia social também está aumentando no setor B2B Plataformas desejadas, e é por isso que você também não deve ignorá-las. Assim como você também precisa reagir exatamente aos desejos e expectativas de preço do cliente no marketing B2B. 

Porque no B2B, muitas vezes são especialmente negociadas com valores maiores, e é por isso que você precisa saber exatamente o que o cliente é realmente confiável.

B2B nas redes sociais

No setor B2B, também, as mídias sociais podem ser usadas idealmente para aumentar a conscientização. Além disso, as mídias sociais também oferecem oportunidades ideais para se conectar com outras empresas e, assim, estabelecer contatos.

Plataformas como LinkedIn são particularmente indicadas para o setor B2B  pois aqui as pessoas e empresas procuram principalmente contatos de negócios. Como empreendedor, você não deve de forma alguma ignorar essas plataformas, mas sim apresentar sua empresa lá.

Conclusão: empresa a empresa

Mesmo com uma ideia de negócio, o empreendedor tem que pensar se vai oferecer seus produtos ou serviços para clientes B2B ou B2C. Em alguns casos, ambos os campos também podem ser vinculados um ao outro. 

Uma coisa única é que você conhece a diferença entre os dois tipos é que você adapta suas atividades de marketing e vendas às necessidades e desejos importantes dos clientes. Se você levar isso em consideração e suas atividades estiverem de acordo, poderá iniciar com sua empresa na área, respectivamente.