Dicas de Viagem

Planejando a viagem: destino nacional ou internacional?

Você sempre fica na dúvida sobre o destino a escolher quando prepara uma viagem? Veja algumas dicas para facilitar esse processo!

Você finalmente conseguiu agendar as suas próximas férias no trabalho e começa a planejar uma viagem. A primeira dúvida neste processo é: qual vai ser o destino escolhido?

Muitos fatores impactam essa decisão, desde as possibilidades financeiras, domínio de alguma língua estrangeira para ajudar na comunicação, os lugares que podem ser visitados, documentos exigidos, entre outros exemplos.

Quem deseja viver momentos inesquecíveis e ainda economizar na viagem, precisa fazer um bom planejamento. Confira a seguir algumas sugestões para te ajudar na hora de escolher o destino!

Considere os objetivos

Um dos primeiros passos que podem ajudar a escolher o lugar é pensar no objetivo da viagem. Descansar o máximo possível? Relaxar, tendo o maior contato com a natureza? Fazer atividades culturais, como visitar museus, restaurantes, bares e shows musicais?

Isso é fundamental para te ajudar a buscar os lugares que atendam às suas necessidades. É importante ter em mente que, dificilmente, será possível conhecer todas as atrações e lugares de uma determinada região (para isso, é preciso, muitas vezes, que a viagem dure mais tempo, o que nem sempre é possível).

Pesquise sobre o lugar

Outra iniciativa que pode te ajudar é pesquisar mais informações sobre a cultura e a história dos candidatos a serem o destino da viagem. Muitas vezes, você tem um profundo desejo de conhecer uma região, mas descobre algumas informações sobre a cultura local que podem te convidar a repensar a sua escolha. 

Isso vale especialmente para viagens internacionais. Alguns exemplos disso são: restrições para as roupas usadas por mulheres, a impossibilidade de beber em locais públicos, entre outros. Vale utilizar diferentes fontes, como programas de TV, vídeos no youtube, blogs especializados de viagem e pessoas próximas que visitaram o local desejado.

No caso de viagens internacionais, é fundamental pesquisar quais são os documentos solicitados. Alguns países (como a Turquia) oferecem licença facilitada para turistas brasileiros (já que os dois países mantinham acordos para facilitar esse fluxo). Verifique se o país em questão demora bastante tempo para liberar possíveis vistos e como é a burocracia envolvida — isso é essencial para não correr o risco de perder a viagem.

Duração da viagem

Considerar o tempo de viagem também ajuda a ter mais clareza na hora de escolher um lugar. Se você deseja conhecer uma área com muitas atrações, mas tem poucos dias para viajar, que tal repensar o destino escolhido e escolher outro destino que não exija tanto tempo?

Para quem consegue permanecer por, pelo menos, uma semana, é possível realizar planejamentos mais complexos e até estender a viagem para cidades ao redor do destino escolhido. Para isso, é fundamental verificar os meios de deslocamento e incluir esses gastos na estimativa final do custo total da viagem.

Clima

Outro aspecto importante é o clima típico na época do ano em que você pretende viajar. Muitos lugares possuem alguns períodos do ano em que visitas turísticas não são recomendadas (como trilhas em cânions durante períodos chuvosos, pelo risco de desmoronamentos).

Isso é ainda mais importante se você deseja ver algum fenômeno natural — como a Aurora Boreal nos países nórdicos e o florescer das cerejeiras no Japão. Compreender qual é a época de maior demanda no destino escolhido também impacta diretamente nos custos e na necessidade de maior planejamento, já que é preciso garantir antecipadamente ingressos para algumas atrações. 

Não se esqueça de organizar todas as informações levantadas para tomar a decisão com calma, sem esquecer de nada.